Santa Catarina vai ganhar fábrica de aeronaves em série.
Protocolo de intenções com a empresa Novaer Craft será assinado na segunda-feira
Santa Catarina vai receber uma fábrica de
aeronaves de R$ 80 milhões e que empregará 300
funcionários.
A empresa Novaer Craft, de São José dos Campos
(SP) vai instalar sua unidade fabril em Lages, no
Planalto Serrano, e um centro de engenharia em
Florianópolis.
A fábrica, que irá movimentar universidades,
ensino técnico e a produção catarinense de peças
para aviões, promete ser o começo de um polo
aeronáutico no Estado.
A instalação da fábrica e do centro de engenharia
foi confirmada pelo presidente da Novaer,
Graciliano Campos. Ele acrescentou que, na
segunda-feira, além da assinatura do protocolo de
intenções entre o governo do Estado e a empresa,
será firmado o compromisso de implantação da
fábrica em Santa Catarina.
De acordo com Paulo César da Costa, presidente da
SC Participações e Parcerias (SCPAR), empresa de
economia mista criada em 2005 para gerar
investimentos em SC, dois outros estados se
candidataram a sediar a produção da Novaer: São
Paulo e Paraná. Mas foi SC, segundo ele, que
ofereceu as melhores condições.
Uma das vantagens oferecida para a Novaer é que a
SCPAR será acionista, com 10% de participação,
explicou Costa. Já para o representante do
Conselho do Senai na Federação das Indústrias de
SC (Fiesc), César Olsen, o Estado saiu na frente
por oferecer pesquisa e capacitação de mão de
obra.
Segundo Olsen, além do centro tecnológico da UFSC,
a Udesc, em Lages, também deverá ter um curso de
engenharia voltado para a aeronáutica. Assim como
o Senai fará uma parceria com a empresa para
capacitar mão de obra.
Para o representante do Conselho do Senai, a
proximidade da fábrica à pista de decolagem e
pouso de aviões, em Lages, facilitou o acordo.
Outro ponto que pesou foi a qualidade de vida que
Florianópolis pode oferecer para os 120
engenheiros que irão trabalhar e morar na Capital,
de acordo com Olsen.
A previsão é que o primeiro avião da fábrica
catarinense fique pronto em abril do ano que vem.
A aeronave estará entre os três protótipos que
serão construídos na fase de certificação da
Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A
produção em série, segundo o presidente da SCPAR,
está prevista para começar no final de 2014.
— Já temos um primeiro comprador. Uma empresa
americana fez um pedido de 200 aeronaves. E
estamos negociando também com a Força Aérea
Brasileira (FAB), que precisa trocar seus aviões
treinadores, usados há 40 anos — adiantou Paulo
César da Costa.
O presidente da SCPAR estima que 75% da produção
da Novaer irá para o mercado internacional. O
avião da fábrica catarinense vai ser de fibra de
carbono, material mais leve, resistente e
favorável à aerodinâmica. O custo de cada aeronave
é de aproximadamente US$ 700 mil (cerca de R$ 1,4
milhão).
Um só modelo de aeronave terá duas utilidades. A
versão treinador (T-Xc), de dois lugares e
acrobática, poderá ser usada no treinamento dos
pilotos de forças aéreas. Já a versão utilitária
(U-Xc), não acrobática, comporta quatro pessoas, e
servirá para o transporte de passageiros e
pequenas cargas. Possíveis clientes dessa versão
são aeroclubes e empresas de táxi-aéreo.
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