GRUPOFNI - ATENDIMENTO ON LINE
ATENDIMENTO ON-LINE
Grupo FUTURA - COMPARTILHE  NO FACEBOOK
  
Grupo FUTURA - COMPARTILHE NO LINKEDIN

NOTÍCIAS/

NÓTICIAS / Acontecimentos

27
11
2012
Complexo Portuário de Itajaí deve movimentar 1 milhão de contêineres
Após três anos das cheias e destruição de três dos quatro berços, meta deve ser batida
 
image description
 
Castigado pela enchente de 2008, o complexo portuário de Itajaí deu a volta por cima ao recuperar os berços atingidos, apostar na modernização e reassumir o processo gradativo de expansão para adequar suas instalações às embarcações gigantes do mercado.

Novembro de 2008. Um navio que estava atracado em um dos berços do Porto de Itajaí não resistiu à correnteza do rio Itajaí-Açu e se soltou, colidindo contra outra embarcação. A chuva que caía incessantemente em todo o Vale do Itajaí provocou a destruição de três dos quatro berços do terminal, paralisando as operações por mais de duas semanas e dando sinais de que a recuperação seria lenta e fatal à economia da região.

Novembro de 2012. Três anos após as cheias, o Porto de Itajaí deve superar sua meta anual de 1 milhão de contêineres movimentados. O número é um reflexo da modernização do chamado Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu — composto pelo porto itajaiense e pelo terminal de Navegantes, a Portonave — e dos esforços em reconstruir o maior símbolo da economia local.

Entre as principais obras feitas no período, a recuperação dos berços atingidos pela enchente e a dragagem, que aumentou a profundidade do rio de 11 metros para 14 metros no ano passado, permitiram a retomada rápida do crescimento.

— Estamos em um processo gradativo de expansão. O maior desafio é adequar o porto aos navios maiores. E ainda há o problema de infraestrutura no entorno. No máximo até 2015, queremos estar totalmente prontos para a nova realidade — explica o diretor-executivo do porto, Heder Cassiano Moritz.

O crescimento da atividade portuária ocorrido nos últimos anos teve reflexos diretos em Itajaí e Navegantes. Entre 2001 e 2011, a movimentação de cargas triplicou, enquanto o Produto Interno Bruto (PIB) de Itajaí cresceu 700% no mesmo período. Desde 2008, o número de empresas aumentou 33% na cidade.

Na vizinha Navegantes, a Portonave chega aos seus cinco anos de funcionamento ajudando o complexo portuário do Rio Itajaí a consolidar a posição de líder em movimentação de contêineres em SC.

Segundo o diretor-superintendente administrativo da Portonave, Osmari Castilho de Ribas, o empreendimento em Navegantes emprega cerca de 1,1 mil pessoas, e movimenta uma cadeia de negócios que não existia antes.

— Navegantes está aprendendo ainda esta linguagem portuária, que já é muito forte em Itajaí. Se pararmos para pensar, o complexo movimenta praticamente 80% das cargas de todo o Estado. E isso a sociedade está começando a enxergar. Quando o porto cresce, a cidade se desenvolve. Hoje, Navegantes é mais moderna, mais globalizada do que há cinco anos, quando chegamos aqui — avalia.

Exploração do pré-sal é alternativa

Além dos portos, grandes armazéns de carga, traders de comércio exterior e escritórios de companhias como a BRF Brasil Foods atraem investimentos durante o ano todo.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Itajaí, Onézio Gonçalves Filho, reconhece que o complexo portuário continua sendo o carro-chefe da economia local, mas aposta na exploração do pré-sal como uma alternativa econômica consistente para o futuro.

Segundo ele, há empresas em processo de instalação na cidade que podem representar, no curto prazo, a abertura de pelo menos 4 mil empregos diretos.

— Estamos sendo procurados por empresários que possuem parcerias sólidas com a Petrobras. Este ano já foram abertas 2 mil empresas. No ano passado, foram 500.

Movimentar mais de 1 milhão de contêineres este ano é a meta do Porto de Itajaí. 1,1 mil pessoas são empregadas apenas no terminal portuário Portonave, no município vizinho a Itajaí, Navegantes, do outro lado do Rio Itajaí-Açu. (Fonte: DC)
FONTE:
Grupo FUTURA - COMPARTILHE  NO FACEBOOKx    Grupo FUTURA - COMPARTILHE NO LINKEDIN
Complexo Portuário de Itajaí deve movime.
Grupo FUTURA - COMPARTILHE NO WHATSAPP

TOKIO

BERLIN

BRASILIA

LONDRES

NOVA YORK

ESCRITÓRIOS - SC

JOINVILLE

47 9 9972-0387

47 3422-4147

Segunda - Sexta: 08:00 às 18:00

SÃO FRANCISCO DO SUL

47 9 9963.0899 / 9963.0892

47 3444.0440 - 3444.0144

     Segunda - Sexta:

09:00 às 12:00 / 14:00 às 18:00

© GrupoFNI.com.br - since 2002 - all reserved