GRUPOFNI - ESCRITÓRIO ON LINE
ESCRITÓRIO ON-LINE
Grupo FUTURA - COMPARTILHE  NO FACEBOOK
  
Grupo FUTURA - COMPARTILHE NO LINKEDIN

NOTÍCIAS/

NÓTICIAS / Acontecimentos

26
03
2019
Entra em vigor dia 8 de abril certificado de origem digital nas exportações para a Argentina
 
image description
 
A partir de 8 de abril, certificados de origem para exportações com destino à Argentina, um dos principais parceiros comerciais do Brasil, não poderão mais ser em papel. O documento é utilizado pelo importador para comprovar o local de produção da mercadoria. Nos casos em que há acordo comercial ou previsão na legislação do país importador, o certificado de origem dá acesso à isenção ou à redução do imposto de importação.

A mudança foi publicada no Diário Oficial da União de 11 de março pelo Ministério da Economia (Secretaria de Comércio Exterior). A portaria também informa que, nos casos excepcionais, quando a certificação digital não for possível ou houver requerimento do país de destino, a emissão em papel ainda será permitida.

A Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), é uma das entidades habilitadas a emitir o documento. O CIN-DF assessora empresas quanto às normas de origem e ao processo de certificação online pelo Sistema COD – Certificado de Origem Digital.

O documento agrega valor ao fluxo operacional, aumenta a segurança, traz praticidade e, principalmente, reduz custos para os envolvidos. A certificação garante maior competitividade aos empreendimentos.

Os interessados devem fazer um cadastro no site do sistema. É preciso informar os dados da empresa, da mercadoria a ser exportada e da declaração do processo produtivo. Para emitir o certificado de origem online, é necessário ter uma assinatura digital.

As informações são encaminhadas ao CIN-DF, uma das instituições autorizadas, que analisa e aprova a documentação. Com a validação, o empresário recebe um aviso e deve enviar, por meio da plataforma, a fatura comercial. Depois disso, o certificado de origem digital estará disponível. O empresário deverá acrescentar a assinatura digital e enviar o documento ao CIN-DF, que o devolverá em três dias úteis, desde que não haja pendências na documentação.

A taxa de emissão é de R$ 30 por documento de exportação, independentemente da quantidade de itens. A validade da certificação varia de acordo com o país de destino e com os acordos comerciais internacionais vigentes. O Uruguai também já aceita o certificado de origem digital, mas ainda não recusa a versão em papel.

Para saber mais, entre em contato com o CIN-DF pelo telefone (61) 3362-6122 ou pelo e-mail cin@sistemafibra.org.br. (*) Com informações do Sistema FIBRA







#comercioexterior #exportaçoes #importacoes #comex #Secex #Exportacao #Importacao #GrupoFUTURA #mundo #happy #SantaCatarina #love #ReceitaFederal #News #Noticias #logistica #BrasilAcimadeTudo #Brasil #DespachanteAduaneiro #Aduana #DespachosAduaneiros #sea #portos #air #aeroportos #fronteiras #transportes #conteiner #container #joinville #saofranciscodosul #saochico #itajai #itapoa #navegantes #acordoscomerciais #mercosul #RFB #ICMS #OMC #DU-E #DUIMP #cod
FONTE:
Grupo FUTURA - COMPARTILHE  NO FACEBOOKx    Grupo FUTURA - COMPARTILHE NO LINKEDIN
Entra em vigor dia 8 de abril certificado de origem digital nas exportações para a Argentina
Grupo FUTURA - COMPARTILHE NO WHATSAPP

TOKIO

BERLIN

BRASILIA

LONDRES

NOVA YORK

JOINVILLE

47 99972.0387

47 3422-4147

Segunda - Sexta: 08:00 às 18:00

SÃO FRANCISCO DO SUL

47 99963.0899 / 99963.0892

47 3444.0440 - 3444.0144

     Segunda - Sexta:

08:00 às 12:00 / 13:30 às 18:00

ITAJAÍ

47 99963.0898 / 99972.0387

47 3246.1599

Segunda - Sexta: 08:00 às 18:00

REDES SOCIAIS

Grupo FUTURA - COMPARTILHE  NO FACEBOOK
  
Grupo FUTURA - COMPARTILHE NO LINKEDIN

© GrupoFNI.com.br - since 2002 - all reserved